quarta-feira, 29 de maio de 2019

O espaço entre dois elétrons


Desde pequenos, uma certeza nos persegue: nosso corpo é formado por órgãos que são formados por tecidos que são feitos de moléculas que se formam através de átomos que são compostos por prótons e nêutrons no núcleo e elétrons gravitando ao redor desse núcleo. Esse desenho atômico vem sendo capaz de explicar muitos fenômenos físicos e vem sendo a base do conhecimento do mundo material desde 1803, quando foi "descoberto", na Inglaterra.

Uma observação interessante é que a palavra átomo significa "indivisível". Após batizarem a partícula, descobriram que ela seria formada pelos prótons, nêutrons e elétrons. Mas aí o nome já tinha se consagrado. Estava, segundo muitos, decifrado o segredo do mundo material. Será?

Bem, a questão é simples: o que forma o espaço entre os eletrons, por exemplo? Dizem que o tamanho do átomo pode ser de 10 mil a 100 mil vezes maior que o seu núcleo. Isto é, se considerarmos o Maracanã como o átomo, seu núcleo corresponderia a uma cabeça de alfinete no centro do campo. E a pergunta retorna: o que há entre o núcleo e seus elétrons?

A resposta instintiva (já a ouvi diversas vezes) é: nada! Não haveria, segundo os que assim pensam, nada entre esses dois corpos. Mas será mesmo possível algo existir (ainda que seja simplesmente espaço), a partir do nada? É ou não é uma boa pergunta?




Essa questão me leva a outra, talvez ainda mais desafiadora: do que é formado o espaço? Não me refiro ao que existe dentro de um espaço qualquer, mas o espaço em si. Vamos a um exemplo, para que fique mais claro: olhe para o espaço que está a sua frente. Pode ser o seu quarto, a sala de sua casa ou de seu trabalho, dentro do carro, na rua, em uma praça, não interessa. Olhe para o espaço a sua frente. O que há nele? Objetos de casa, carros, mesas, pessoas, elevadores, bancos, caixas eletrônicos, etc. Mas se pergunte do que é feito o espaço onde essas coisas (e nós mesmos!) estão. Se está certa a tradição que Deus fez tudo a partir do nada, fico imaginando ele pegando um ponto e esticando-o em todas as direções, até que o nosso pequeno e complexo mundo tridimensional existisse.

O que existe no espaço sideral? O que forma o espaço entre a Terra e a Lua, por exemplo? Sabemos que não há ar aí, mas o que há então? Dizer mais uma vez que ali não há "nada" seria contraditório, uma vez que algo haverá de haver, pois há um espaço que permite passagem (da luz, de um asteróide, de nosso planeta, de um astronauta). Do que é formado esse espaço?

A nossa boa e velha ciência não tem explicação para isso, mas chegará o dia em que terá uma melhor ideia das bases da existência. Há diversas teorias que vem buscando explicar, até agora sem sucesso, o que existe para além do átomo e seus componentes.

Creio que a explicação disso é espiritual, entendido como aquilo que a ciência ainda não foi capaz de decifrar. Mas isso é para outro momento. O de agora é somente para plantar a dúvida.... e a reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...