terça-feira, 18 de agosto de 2015

Não é por acaso que você vai ler este post



Sabe aquela coincidência que ocorreu em sua vida, totalmente inesperada e inexplicável? Pode ser uma pessoa que você procurava há tempos e que, de repente, surge do nada. Ou a resposta de um dilema que te atormentava, que surgiu em uma música que você ouviu na rua, ou na conversa do casal ao lado. Há momentos como esses em nossas vidas que são inexplicáveis, mas que guardam uma importância muito grande para quem os vive. E houve um estudioso que buscou desvendar tais mistérios. Trata-se de Carl Gustav Jung, que deu o nome de sincronicidade a esses fenômenos.

Segundo Jung, sincronicidade é a “simultaneidade de dois acontecimentos interiores e exteriores, de um modo que não é possível explicar, mas que tem certo sentido para a pessoa que observa”. Trocando em miúdos, é uma situação que, embora seja improvável, acontece e traz sempre uma carga simbólica muito grande para quem a experimenta. Alguns chamam esses eventos de sorte, outros casualidade. Há também quem os chame de magia.

Acontecimentos como esses, embora raramente estejamos atentos para observá-los, ocorrem com frequência.  A existência está permanentemente nos indicando caminhos menos espinhosos. O problema é que não estamos atentos para perceber. Por isso é tão importante praticarmos a “atenção plena”, também conhecida por muitos outros nomes. O mais famoso talvez seja o termo em inglês “Mindfulness”, que propõe que fiquemos, o maior tempo possível de nossos dias, com a atenção voltada ao momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora.

A atenção plena possibilita nos conectarmos com as mensagens da existência, muitas vezes transmitidas através da sincronicidade. E como fazer isso na prática? Apesar de ser aparentemente simples, é bastante complexo e depende de treino. Para começar, podemos utilizar algumas âncoras da atenção, como a respiração, por exemplo. A técnica é focar a atenção no ato de inspirar e expirar, não nos esquecendo dos dois momentos entre um e outro, em que não há respiração. Para facilitar o exercício, tal ciclo pode ser dividido assim:

                - 4 tempos para a inspiração
                - 4 tempos com os pulmões cheios
                - 6 tempos para a expiração
                - 2 tempos com os pulmões vazios

Para melhorar ainda mais a prática, tente projetar o ar que entra em suas narinas diretamente para a garganta. Isso vai gerar um pouco de ruído, parecido com o da pessoa que ressona. Através dessa prática, você vai perceber que, aos poucos, começamos a perceber um foco maior da atenção no momento presente, sem as interferências da mente. Isso pode ser feito em qualquer momento do dia e vai possibilitar que estejamos mais atentos.

Existem muitas outras técnicas e nomenclaturas, mas ficam para outro(s) post(s). O importante agora é entender que quanto mais estivermos ancorados no momento presente, mais poderemos entender as mensagens que o universo nos envia. De repente, a propaganda colada no vidro do ônibus nos trará a inspiração para a resolução de um problema profissional. Do nada, uma música te induzirá a uma ideia genial. Isso tudo está acessível àqueles de nós que se derem a chance de prestar um pouco mais de atenção ao que está ocorrendo internamente e ao seu redor.

Preste atenção aos sons, aos cheiros, às cores que desfilam à sua volta enquanto vai de casa para o trabalho. Busque estar atento ao movimento das pessoas, das nuvens e dos carros. Perceba a riqueza de coisas que ocorrem a cada momento, ainda que não estejamos atentos. Tente aumentar a sua percepção, de modo a perceber mais e mais coisas que ocorrem tanto em frente aos seus olhos quanto dentro de sua cabeça. Não é por acaso que você está lendo este post.

Há uma música dos Titãs que diz que "O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído..." Penso que, na verdade, o acaso vai te proteger enquanto você andar atento, pois ele deixará de ser acaso para ser uma sincronicidade cuja mensagem vai ser percebida e entendida. Isso não é fantástico?

Então, da próxima vez que for sair de casa, lembre-se de manter a atenção focada no momento presente. Quem sabe não ocorre algo que pode transformar a sua vida. Quem sabe não é exatamente isso que você está precisando neste momento?

Faça a tentativa. Você vai se surpreender!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...