quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Por que isso só acontece comigo?



Tem dia que é foda fogo!

Aliás, tem períodos que parece que nada dá certo. Parece que a vida está jogando contra, tamanha é a quantidade de problemas que nos atingem. Chegamos ao ponto de achar que nascemos para sofrer e que não merecemos ser felizes, prósperos ou realizados. De fato, há determinadas situações que nos atingem de tal maneira que nos tiram a fé e a esperança em dias melhores.

Mas será que a sua vida é tão ruim assim? Já escrevi em outro post que não devemos transformar nossas dificuldades em problemas, que é o que ocorre quando agregamos uma carga emocional aos percalços da vida. Costumamos consumir grande parte de nossa existência imaginando situações hipotéticas que, se ocorrerem, tornarão nossas vidas mais difíceis. Nem sempre elas se concretizam e perdemos nosso valioso tempo por nada.

Se você é uma das pessoas para quem as coisas dão errado com frequência, tenho uma boa e uma má notícia: a boa é que você pode melhorar bastante a sua vida de maneira muito simples. A má é que há determinados desafios que temos que passar por força de nosso karma. Mas ainda que este seja o caso, tais desafios, se cumprem seus objetivos, nos impulsionam na direção de uma compreensão maior sobre as coisas da vida.

E o que você pode fazer para que as coisas não sejam tão difíceis? Bem, a primeira coisa que quero que entenda é que a sua realidade exterior é quase completamente dependente daquilo que você cultiva interiormente. E não pense que isso é falso. O nosso sucesso e o nosso insucesso na vida se iniciam em nosso ambiente interno. Como você encara a vida? Ela é um fardo ou é um presente divino?

Há uma lei espiritual que diz que semelhante atrai semelhante. Se vibramos negatividades, o universo nos dá a energia e os acontecimentos correspondentes. Se emanamos alegria, da mesma forma a existência vai dar um jeito de nos recompensar com mais e mais motivos para sermos ainda mais alegres. Se nos julgamos pobres, a pobreza virá, e assim por diante.

Em resumo, o ponto é que não adianta, por exemplo, trabalharmos como burros de carga, se a nossa atitude mental é contrária à prosperidade. E não adianta termos a atitude mental correta, se não cultivamos determinados valores que são fundamentais para a nossa felicidade. E o primeiro deles é a honestidade, consigo e com os outros. Ainda que sejamos bastante prósperos, se essa riqueza é resultado de atos desonestos, não seremos felizes. Exatamente porque estaremos plantando joio, querendo colher trigo. Aí não dá!

Fala-se muito por aí sobre o “segredo da felicidade”. Na verdade, não há qualquer segredo para ser feliz. Pessoas felizes são aquelas que conscientemente desejam ser felizes, no âmbito interno, e agem de acordo com determinadas premissas que fazem com que elas não prejudiquem o outro. Fazendo isso, são pessoas queridas e admiradas. Quem pode ser infeliz sendo uma pessoa dessas?

Outro valor importante é o da auto-responsabilidade, que quer dizer que você está exatamente onde se colocou. A culpa e o mérito daquilo que acontece na sua vida são exclusivamente seus. Não culpe ninguém pelos seus infortúnios, pois esse é o primeiro passo para uma das principais características da pessoa infeliz: a vitimização. Se a pessoa se vê como vítima, o mundo passa a ser enxergado como opressor e injusto. E assim a vida passa a ser um fardo. O extremo disso tudo é conhecido como depressão.

Mude sua atitude diante da vida. Pare de reclamar de tudo e de todos, de buscar defeitos nos outros e em si mesmo. Pare de julgar. Para as pessoas felizes, os problemas são degraus para o seu aprimoramento pessoal. Para as depressivas, são a confirmação das injustiças permanentes do mundo.

Há determinados padrões mentais negativos que podem estar fazendo com que você deixe de enxergar as belezas e as oportunidades na sua vida. Tente identificar a fonte desses padrões e, ao sentir que eles começam a chegar e tentar te dominar, resista. Todos temos a capacidade de perceber quando surgem nossos pensamentos. Interrompa esse fluxo incontrolável de conversas mentais e tente contemplar o céu, as nuvens, as estrelas.

Ouça o canto dos pássaros, o assobio do vento. Dê um abraço apertado em seus filhos, em seu marido ou esposa. Diga que os ama. Há tantas coisas belas agora mesmo, ao seu redor. É só uma questão de observá-las. A vida vai se tornar alegre, leve e próspera.

Tenha em sua companhia pessoas otimistas, de bem com a vida. Não há nada que te deixa mais pra baixo do que estar com aquele tipo obscuro, reclamão, que te suga a energia só por estar perto. Tente ajudá-lo, mas sem deixar-se influenciar pela atmosfera criada pelo negativismo de alguns.

Ah! Tenha um animal de estimação e cuide muito bem dele (não vale engaiolar, manter em aquário ou preso de outra maneira). Ninguém vai te amar tanto e tão desinteressadamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...